terça-feira, 9 de dezembro de 2008

O problema cultural da limonada suiça

Tirei o mês de dezembro para aproveitar uma viagem de trabalho e sair da rotina, viajar para diversos lugares. Na realidade aproveitei uma oportunidade de trabalho e um problema no meu atual relacionamento, mudar a rotina sempre ajuda a observar as coisas melhor... Bom mas em fim, viajar para outras regiões significa também experimentar culinarias diferentes e se tem algo que não me encontrarão fazendo eh comer um fast mac bobs king food em situações como esta. Hoje estou em São José dos Campos, interior de Sao Paulo, as margens da Serra da Mantiqueira, o jantar uma Paella num restaurante chamado Tribo do Camarão, num bairro que não faço a menor qual é (sim, estou perdido). Depois de um almoço super especial no domingo (Fondue em Campos do Jordão, muito bem acompanhado), eu decidi partir para a culinária iberica e experimentar o dito melhor prato da casa. Para começar fui frustado no meu solitário jantar ao ser surpreendido com o fato que a casa não servia taça de vinho, infelizmente (ou felizmente) não sou capaz de escrever, comer e tomar uma garrafa de vinho ao mesmo tempo e depois ainda reencontrar o caminho para o hotel, lembrem, eu estou perdido! (sim Juh, eu sei, não eh nenhuma novidade, voce me conhece bem...). Não estar acompanhado da nisso... mas em fim, pedi uma limonada suiça! SURPRESA! Eh uma mistura de leite condensado e algumas gotas de limão! Gente suco de limão eh para ser azedo, acido, aquilo era um brigadeiro sabor limão! Ou uma torta de limão batida no liquidificador!, Ok...ok... falha minha, prendi-me aos simbolos e significados de minha região. Em Brasilia temos limonada suiça, um suco de limão onde a casca eh aproveitada no processo garantindo mais sabor ao suco. Aqui em SJC, limão com leite condensado! Indigesto, para mim, claro, com certeza não acompanha uma Paella. Avaliacao geral da Paella, frutos do mar frescos, de boa qualidade (do contrário eu sentiria cosquinha na minha garganta depois), o arroz não estava bem integrado ao prato, parecia que foi cozinhado separadamente, era perceptível. No final das contas a Paella do restaurante Cubano ao lado da Praça 24 de Setembro em Santa Cruz de la Sierra na Bolivia continua ganhando como a melhor paella que eu ja tenha comido.

4 comentários:

Anônimo disse...

É realmente estar perdido já não é nenhuma novidade quando se trata de voce rsrsrs, ainda mais em lugares pouco conhecidos e explorados. Mas paella com "torda de limão" não é algo que atrairia meu refinado paladar hehehe... aceitaria um Ice Tea de pessego... rsrsrs

Rafael utimati disse...

Limonada suiça eh tema de grande discuçao! Sou bartender... a unica coisa que sei eh que foi uma bebida registrada e ppr isso, produzir a receita que foi registrada gera custo. Entao cada um mudou ao seu bel prazer a receita.. que hj eh uma incognita.

Rafael utimati disse...

Limonada suiça eh tema de grande discuçao! Sou bartender... a unica coisa que sei eh que foi uma bebida registrada e ppr isso, produzir a receita que foi registrada gera custo. Entao cada um mudou ao seu bel prazer a receita.. que hj eh uma incognita.

Anônimo disse...

Fala sério!? kkkkk Muito ruim... todos vcs;