sexta-feira, 3 de abril de 2009

Habibti

O que significa Habibti?

Bom, recentemente vi um filme muito bonito chamado O Visitante, ve-lo me aproximou de algumas elementos culturais da musica africana que nunca havia dado devida atencao. O Afrobeat eh sem duvidas um estilo que me arrependo nao te-lo conhecido antes, mas viver eh assim, agente cresce e enriquece. Vou agora iniciar um trabalho de pesquisa acerca este estilo, musicos, influencias modernas, etc... me parece algo que de fato vale a pena, ate mesmo porque este emerge como uma forca cultural na contra-mao da macdonalizacao musical promovida pela globalizacao. Algo que sempre defendi eh que a globalizacao eh a grande amiga das culturas regionais, paradoxal, sim eu sei, mas eh verdade. Gracas a projecao das identidades globalizadas sobre nos eh que pudemos ficar confusos o suficiente para nos agarrar a nossas identidades locais, exalta-las e projeta-las na aldeia global.

Mas o que significa Habibti? Bom para quem viu o filme sabe, as cenas mais bonitas do filme sao acompanhadas desta exotica palavra. Logicamente exotica eh um adjetivo usado por um ser ocidental, como eu, desprovido da bela e rica cultura arabe. Habibti significa amada, eh um adjetivo utilizado para referenciar aquela mulher do qual sentimos profundo afeto... o filme nos frusta deliciosamente por constantes paixoes nao-realizadas devido as intangiveis barreiras deste nosso mundo dito conectado e globalizado, mas ao mesmo tempo xenofobo e intolerante.

Para quem ficou curioso a respeito do que significa esta palavra nao precisa ser nenhum jornalista para descobrir, basta procurar no google, ate meu blog diz o que eh!

Para quem um dia ja foi chamada de Habibti, fique feliz... Alguem gosta muito de voce.

OBS: Este post utiliza as novas regras da lingua portuguesa na versao do Deivson e seu teclado desprovido de acentos, por sorte tenho leitores suficientemente inteligentes para mesmo assim compreender o meu texto =D

4 comentários:

Anônimo disse...

deu vontade de ver esse filme...
ou de ser uma habibti...
ou os dois...

Anônimo disse...

rapaz, tem certeza? Pois me chamaram de Habibti...uau

Unknown disse...

hoje, eu fui chamada de habibiti pelo meu namorado árabe!!.. que lindo.. cada dia mais apaixonada.

Anônimo disse...

Hoje fui chamada de habibati, por uma pessoa que se tornou muito especial em minha vida... Um Marroquino maravilhoso...
Agradeço a Allah, por vc ter te conhecido... L e A.